A prótese dentária é uma área da odontologia que utiliza alguns mecanismos (peças artificiais) para substituir os dentes parcialmente destruídos e preencher os espaços vazios deixados pela perda dos dentes. Ela tem o objetivo de devolver a função mastigatória e harmonizar a musculatura da face.
Existem vários tipos de próteses e cada uma delas se aplica a um caso específico.
As próteses fixas são as coroas e as pontes.
As coroas são capas que reconstroem a coroa natural a partir do dente parcialmente destruído e são indicadas para os casos de perda parcial ou total da coroa do dente. Já as pontes são peças que substituem um ou mais dentes e são apoiadas nos outros dentes. As coroas e pontes de resina ou porcelana são as melhores opções para quem busca melhorar a estética bucal, pois imitam a cor natural dos dentes.
As facetas servem como alternativa para quem tem dentes esteticamente comprometidos, como, por exemplo, casos de escurecimento que não podem ser resolvidos com clareamento.
Existem também próteses removíveis como o Roach, que é uma prótese parcial e pode ser utilizada em casos de perda de um ou mais dentes, e a prótese total, conhecida como dentadura, que é indicada para casos de perda total dos dentes inferiores ou superiores. De longa durabilidade, estas próteses são visualmente semelhantes a dentes naturais e proporcionam o melhor aspecto estético que a tecnologia atual pode proporcionar.
Os implantes dentários podem ser realizados em casos de perda de um ou mais dentes, mas dependem da estrutura óssea do paciente. Funcionam como raízes naturais e podem ser utilizados para recuperar um ou mais dentes.